Nos casos em que um medicamento está cadastrado na classe terapêutica errada (antibiótico cadastrado como psicotrópico ou vice-versa), existem duas formas de correção, a depender do status de envio do medicamento:
Entre em contato com o suporte técnico, para que seja realizada a correção do medicamento via acesso remoto:
Caso não saiba se o medicamento foi enviado para Anvisa, solicite auxílio do suporte.
Quando o medicamento já foi enviado e aceito na classe errada, esse cadastro errado fica registrado na Anvisa. Consequentemente, só é possível alterar a classe realizando a finalização do inventário na Anvisa.
Observação:
Antes de realizar uma finalização de inventário, recomendamos que os envios estejam em dia. Quando os envios estão atrasados podem ocorrer divergências entre o estoque finalizado e o inventário novo enviado, devido a existência de movimentações que ainda não foram transmitidas.
Também recomendamos que entre em contato com a sua vigilância e peça autorização ou orientação antes de finalizar o inventário. Para sua segurança anote o dia, horário e o nome do funcionário que autorizou a finalização.
Siga o procedimento abaixo para correção da classe de um medicamento já enviado para a Anvisa:
Acesse o menu Transmissão e clique em Finalizar inventário:
Aparecerá a seguinte mensagem. Clique na opção Sim:
Na sequência, digite o código verificador, deixe selecionado o motivo Ajuste de inventário e aperte no botão OK:
Após a finalização, feche o sistema e aguarde uns 30 minutos. Depois, abra o sistema novamente para realizar a correção do cadastro.
Acesse o menu Medicamentos, clique em Consultar, digite o nome do medicamento que deseja alterar e clique em Procurar.
No caso abaixo será corrigido o medicamento Astro 500 mg com 2 cp:
Assim que localizar, selecione o medicamento com um único clique e entre na opção Alterar:
No campo Tipo selecione a opção correta para o medicamento e clique em Confirmar:
Aparecerá a mensagem Os dados foram confirmados com sucesso:
Para concluir o processo, o último passo é enviar o inventário. Mas, o envio só pode ser feito no dia seguinte, ou seja, um dia após a finalização do inventário. No dia seguinte, acesse o menu Transmissão e clique em Enviar inventário:
Na data, deve-se sempre selecionar a data do dia anterior. No exemplo abaixo o envio foi realizado no dia 20/02/2021, por isso foi selecionada a data de envio 19/02/2021. Selecione a data e aperte no botão OK:
Na sequência, aparecerá uma nova tela para conferência de estoque. A alteração de classe não altera o estoque, por isso, aperte no botão verde Confirmar, no fim da tela:
Após a confirmação, esse envio entrará no período de validação (símbolo de uma ampulheta verde). Nesse caso é necessário aguardar a Anvisa analisar. Normalmente o retorno ocorre no máximo em 1 dia.
Se o envio for aceito, ficará com um símbolo azul (✔) e se for recusado, ficará com um símbolo de um X vermelho.
Aguarde o aceite da Anvisa para voltar a lançar notas e receitas. Caso o envio seja recusado, verifique nossa página dedicada aos erros de transmissão:
Para maiores informações, contate o nosso suporte técnico clicando no link abaixo:
Atenciosamente,
Equipe Intellitools